Um dos grandes desafios para o País é como promover o desenvolvimento na sociedade do conhecimento. A avaliação foi feita pelo presidente da Finep, Luis Fernandes, na abertura do Seminário Desenvolvimento Produtivo e Inovativo: Oportunidades e Desafios, que ocorre hoje (4) e amanhã (5), na capital carioca, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Ele lembrou que os investimentos governamentais em inovação no País têm sido maiores que os empresariais. “Se quisermos fomentar o setor, temos que fortalecer mecanismos como a subvenção econômica e o apoio a startups tecnológicas”, afirmou Fernandes. Ele também destacou a necessidade de recompor a capacidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (FNDCT).
Para o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane, a abordagem do seminário não poderia ser mais oportuna para reavaliar o que foi feito e antecipar tendências. “O tema do evento não é novo, mas periodicamente traz desafios. Precisamos ser mais eficientes na hora de incentivar a inovação”, disse.
Durante a solenidade de abertura, o diretor pro-tempore do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, José Eduardo Cassiolato, lembrou que a crise de 2008 ainda se desenrola e apresenta desafios para as empresas. Já o vice-presidente da Firjan, Eduardo Vieira, destacou a importância da inovação para o desenvolvimento produtivo no Brasil.
Data: 4 e 5 de novembro de 2015
Local: Auditório da FIRJAN – Av. Graça Aranha,
1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Horário: 09h00 às 18h30