Secretaria Executiva da Andifes promove Live para debater Inteligência Artificial e ChatGPT

A Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações há muito rondam o imaginário humano, desde o tempo em que ela existia apenas na ficção científica, até ser realidade presente em nosso cotidiano. De ferramentas de respostas automáticas a clientes a algoritmos que sugerem filmes e séries, a IA já faz parte de diversas ações e situações já naturalizadas em nossas vidas.

Apesar dessa presença cotidiana, algumas aplicações da IA tem potencial disruptivo e chamam a atenção por terem capacidades quase ilimitadas em diferentes campos, ainda que seu uso e evolução sejam incipientes. Este parece ser o caso do ChatbotGPT, um software que utiliza a IA para conversar e realizar tarefas simulando o comportamento humano.

Lançado no fim de 2022, o ChatGPT já conta com mais de 100 milhões de usuários cadastrados em todo o planeta, número que cresce na proporção direta do interesse despertado e de novas utilizações descobertas todos os dias. Para discutir limites e possibilidades do ChatGPT e da Inteligência Artificial na sociedade de hoje, a secretaria executiva da Andifes promove, em parceria com o CGTIC, o COEX, o COGRAD, o COPROPI e a RNP, no dia 6 de março de 2023, às 9h30, a Live “O impacto do ChatGPT na sociedade moderna”. Para traçar um panorama do uso da IA e do ChatGPT, a Live vai reunir Akemi Kawagoe, especialista em tecnologias educacionais, Jean Caminha, engenheiro especialista em automação e inteligência artificial, Lisandro Zambenedetti, cientista da computação em redes e internet, e Jerônimo Tybusch, professor de direito e pesquisador de tecnologias educacionais em rede.

Esta será a primeira de uma série de Lives sobre a temática que a secretaria executiva da Andifes irá realizar em parceria com os colégios e fóruns assessores da entidade. A participação será mediante inscrição e as informações para acesso serão enviadas no dia.

Serviço
Live “O impacto do ChatGPT na sociedade moderna”
Data: 6 de março de 2023
Transmissão: link convite

Participantes:

Akemi Kawagoe
Engenheira de telecomunicações, mestre em design de informação e interação, pesquisadora da área de gamificação, learning analytics, ecossistemas de aprendizagem, tecnologias educacionais e gestão de conhecimento. Com mais 20 anos de experiência em educação e tecnologias, foi consultora de diferentes instituições públicas e privadas, passando pela Unesco, Previdência, Senado e Judiciário brasileiros.

Jean Caminha
Doutor em Engenharia Elétrica pela Univresidade Federal de Campina Grande, possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual do Amazonas, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande e especialização em Gestão da Inovação pela University of New Mexico. Gerente de projetos certificado pelo Project Management Institute, com mais de 20 anos de experiência nas áreas de administração, engenharia e informática, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de projetos, inovação em negócios, rede de computadores, computação móvel, segurança da informação. automação e inteligência artificial. Realiza pesquisas na área de segurança para a Internet das Coisas (IoT) utilizando inteligência artificial. Professor adjunto e atuamente exerce o cargo de Secretário de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Jerônimo Siqueira Tybusch
Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2011); mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2007); graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2004). Professor Associado no Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSM) – Mestrado em Direito. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER/UFSM) – Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede. Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade – GPDS. Atualmente é Pró-Reitor de Graduação da UFSM. Coordenador Nacional do Colégio de Pró-reitores de Graduação (COGRAD) da ANDIFESM 2022-2023. Membro da Diretoria do CONPEDI Gestão 2017-2020 / 2020-2023. Desenvolve pesquisas nas áreas de: Direito Ambiental; Ecologia Política; Direito e Sustentabilidade; Direito Urbanístico; Teoria do Direito e da Decisão Jurídica; Direito e Novas Tecnologias; Tecnologias Educacionais em Rede.

Lisandro Zambenedetti Granville
Conselheiro (2019-2023) e ex-presidente (2015-2019) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), obtidos em 1995, 1997 e 2001, respectivamente. É Diretor Adjunto de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e professor Titular do Instituto de Informática da (UFRGS). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet.

Repostado do Site oficial da Andifes