Segurança alimentar no mundo e no Brasil pós-pandemia

O Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar – UFMG) convidam você(s) para participar da palestra “Segurança alimentar no mundo e no Brasil pós-pandemia”, ministrada pelo ex-diretor geral da FAO, José Graziano da Silva.

O evento contará com a participação de Altivo Cunha, pesquisador do Cedeplar, em caráter de debatedor, e de Bernardo Campolina, professor do Cedeplar, como moderador. Confira os dados a seguir.

Quando: 2 – SET às 14.30hs
LINK do evento: https://youtu.be/hxONoZsWrPU

A transmissão será via YouTube no canal da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Sobre a palestrante: José Francisco Graziano da Silva é engenheiro agrónomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, mestre em Economia e Sociologia Rural pela Universidade de São Paulo, doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutor pela Universidade da California e pela University College London. Além de uma extensa e destacada formação acadêmica, desempenhou funções na gestão pública assumindo cargos hierárquicos tanto no cenário nacional quanto internacional. Em 2001 coordenou a formulação do Programa Fome Zero, em 2002 foi nomeado ministro do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, e em 2006 se tornou representante regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para a América Latina e o Caribe, entidade para a qual foi eleito em 2011 e passou a chefiar em 2012. Em 2015 foi reconduzido no cargo de diretor-geral da FAO até 2019. Atualmente, Graziano é diretor do Instituto Fome Zero e permanece ativo no debate público e acadêmico, contribuindo decisivamente em assuntos centrais para o desenvolvimento, tais como segurança alimentar,  desenvolvimento rural e agrícola, entre outros.

Sobre o debatedor: Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em economia (UFMG) e Doutor em Economia (UNICAMP). Consultor do escritório regional para América Latina e Caribe Food and Agriculture Organization FAO/ONU para sistemas alimentares e mercados e da FAO Investment Centre- orientado para análise de potencialidades para investimentos em mercados atacadistas.  Foi diretor da Secretaria Municipal de Abastecimento de Belo Horizonte e Secretário Adjunto de Orçamento da Prefeitura de Belo Horizonte, Diretor técnico e Diretor Presidente da Ceasaminas. É pesquisador visitante do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional CEDEPLAR/UFMG.