Os países da América Latina e do Caribe estão no meio do período estabelecido para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O progresso em direção a esses Objetivos e metas foi seriamente prejudicado pela pandemia da doença do coronavírus (COVID-19), que causou forte impacto no mundo a partir de 2020 e comprometeu o progresso no cumprimento da Agenda em vastas regiões do planeta, incluindo a América Latina e Caribe.
No último biênio, somaram-se também eventos globais desfavoráveis ao avanço no alcance dos ODS, como o conflito na Ucrânia, tensões comerciais e conflitos geopolíticos, migrações forçadas e o ressurgimento de processos inflacionários. Três aspectos principais são discutidos neste relatório. Primeiro, o progresso geral em direção a todos os ODS é examinado e, em seguida, com mais profundidade, o progresso em direção ao alcance de cinco deles: água potável e saneamento (ODS 6); energia acessível e limpa (ODS 7); indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9); cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e parcerias para alcançar os Objetivos (ODS 17).
Em segundo lugar, defende-se que, para retomar o caminho rumo ao cumprimento das metas dos ODS em 2030, é necessário não apenas um esforço de maior investimento e financiamento, mas também uma mudança na forma de fazer políticas públicas. Em terceiro lugar, analisam-se os processos institucionais que se concretizaram em torno da implementação e monitorização dos ODS.
Prefácio .– Capítulo I. A América Latina e o Caribe enfrentam uma crise de desenvolvimento .– Capítulo II. Avanços institucionais nos meios de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável .– Capítulo III. Medindo o progresso na consecução das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 .– Capítulo IV. Avanços em relação aos Objetivos 6, 7, 9, 11 e 17 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável .– Capítulo V. Considerações finais: um olhar para o futuro.
Baixe o relatório completo aqui