Geopolítica e processo decisório

Quais elementos interferem nas tomadas de decisão de um país? E como a área de ciência e tecnologia se insere nesse processo? Trazendo isso para discussão, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) convida a pesquisadora Mariana Carpes para apresentação, nesta sexta-feira (11), na Reunião Técnica “Geopolítica e Processo Decisório”. O encontro é uma parceria com o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e busca identificar a importância da geopolítica em processos decisórios.

“Nosso objetivo geral é refletir sobre a relação de mão-dupla entre a tomada de decisão interna de políticas de caráter estratégico e o contexto internacional, tanto em termos mais gerais de cenário geopolítico como de negociações e acordos internacionais”, afirma a assessora técnica do CGEE e coordenadora do evento, Mayra Juruá.

A professora Mariana Carpes abrirá a reunião com uma apresentação sobre o tema. Após essa etapa, será realizado um debate com colaboradores do CGEE, do Centro de Altos Estudos e especialistas na temática para analisar os fatores que influenciam as tomadas de decisões em nível doméstico. Como exemplo para a discussão, será utilizado um estudo de caso histórico sobre processos decisórios no Brasil, na África do Sul e na Índia na área nuclear.

Mayra destaca que muitas vezes é difícil compreender a relação entre o cenário internacional e as suas relações de poder com a tomada de decisão doméstica. A ideia do debate é trazer esse olhar da relação da geopolítica com o processo de tomada de decisão interna, o que é particularmente importante em ciência,  tecnologia e inovação.

Sobre

Mariana Carpes é pós-doutoranda em relações internacionais no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). A sua atual pesquisa é sobre política de inovação tecnológica para defesa e desenvolvimento nacional.

As suas áreas de pesquisa são: teorias de relações internacionais, sobretudo realismo político); debate conceitual sobre potências regionais; não-proliferação de armas nucleares, perspectiva histórica e contemporânea do programa nuclear brasileiro; história da política nuclear da África do Sul e da Índia.

Serviço

Reunião Técnica “Geopolítica e Processo Decisório”

Data: 11/09/2015

Local: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Sala 1)

Horário: das 14h30 às 18h

Programação

14h – Abertura

14h30 – Exposição: Geopolítica e interesses domésticos: dimensões conceituais para a análise de processo decisório (Prof. Dra. Mariana Carpes)

15h30 – 17h30 – Mesa Redonda