O economista José Manuel Salazar-Xirinachs, da Costa Rica, assumiu no dia 3 de outubro o cargo de novo Secretário Executivo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), cargo para o qual foi nomeado em 1º de setembro de 2022 pelo Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres.
Ex-Diretor Regional para América Latina e o Caribe da Organização Internacional do Trabalho (OIT) entre 2015 e 2018, José Manuel Salazar-Xirinachs é Mestre em Economia do Desenvolvimento e Doutor em Economia pela Universidade de Cambridge, bem como Bacharel em Economia pela Universidade da Costa Rica.
Incorporou-se à OIT em 2005 como Diretor Executivo do Setor de Emprego e atuou como Subdiretor Geral de Políticas de 2013 a 2015. Antes de incorporar-se à OIT, de 1998 a 2005 atuou como Diretor da Unidade de Comércio da Organização dos Estados Americanos (OEA).
“Entusiasta das políticas públicas e do desenvolvimento econômico, o Sr. Salazar traz para o cargo um profundo conhecimento do desenvolvimento e um interesse e uma paixão de toda a vida pela análise, formulação, implementação e avaliação de políticas para promover o desenvolvimento econômico, social e político”, afirmou António Guterres ao anunciar a nomeação.
O novo Secretário Executivo da CEPAL foi Ministro de Comércio Exterior da Costa Rica de 1997 a 1998, Presidente Executivo da Corporação Costarriquense para o Desenvolvimento de 1988 a 1990 e Economista-Chefe e depois Diretor Executivo de um centro de estudos do setor privado centro-americano (FEDEPRICAP) de 1990 a 1996.
No âmbito acadêmico, é autor de inúmeras publicações sobre políticas de desenvolvimento, comércio, transformação produtiva, competitividade e emprego, tendo escrito e editado vários livros. Deu aulas na Universidade da Costa Rica, Universidade Nacional de Heredia, Universidade de Cambridge e Universidade de Georgetown.
José Manuel Salazar-Xirinachs sucede no cargo à diplomata Alicia Bárcena Ibarra, do México, que no dia 31 de março concluiu sua gestão de quase 14 anos no comando da Comissão regional.
Sobre a CEPAL
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas, foi fundada em 25 de fevereiro de 1948 para contribuir ao desenvolvimento econômico da América Latina e reforçar as relações econômicas dos países entre si e com as outras nações do mundo. Posteriormente, seu trabalho foi ampliado aos países do Caribe e se incorporou o objetivo de promover o desenvolvimento social.
Os 33 países da América Latina e do Caribe são membros da CEPAL, junto com algumas nações da América do Norte, Europa e Ásia que mantêm vínculos históricos, econômicos e culturais com a região. No total, há 46 Estados membros e 14 membros associados, condição jurídica atribuída a alguns territórios não independentes do Caribe.